Pré-Escolar

Enquadramento

A Lei-Quadro da Educação Pré-escolar estabelece a educação pré-escolar como “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.” Por tudo isto, torna-se cada vez mais necessário que, durante esta etapa do desenvolvimento da criança, se criem condições favoráveis às suas aprendizagens, para que estas “…aprendam a aprender.” “Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso das aprendizagens”

Assim sendo, o pré-escolar surge como um importante contributo para a igualdade de oportunidades, favorecendo o sucesso escolar da criança nas etapas seguintes da sua vida escolar. É através de uma pedagogia organizada e estruturada que o Educador de Infância facilita a aprendizagem e o desenvolvimento de competências que conduzirão a progressos relevantes, tendo em conta as capacidades e características da cada criança. “Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas” – desta forma, o Educador deverá encarar cada criança como sujeito do processo educativo, partindo do que esta sabe, da sua cultura e saberes próprios, promovendo, o mais possível, experiências diversificadas que facilitem a interacção social da criança.

Horários

A instituição funciona de Segunda a Sexta-feira em horário normal das 7.30h às 18:30h. As crianças devem entrar até às 9:30h, sendo o seu período de almoço a partir das 12:15h e até às 13:00h. As actividades curriculares desenvolvem-se das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 16:00h (embora este horário seja diferente de grupo para grupo, pois há que atender às características e necessidades de cada idade).

No período da manhã, das 7:30h às 9:30h e no período da tarde, das 16:30h às 19:00h, funciona o tempo socioeducativo, para as crianças que permaneçam na Instituição para além do horário lectivo normal.

Inglês

O projecto de actividade de Língua Inglesa para a educação pré-escolar surge no sentido de proporcionar iguais oportunidades a todas as crianças, bem como contribuir para uma melhor qualidade e inovação no processo educativo dos utentes.

Estas sessões de Inglês têm como objectivo proporcionar um primeiro contacto com a língua, de uma forma lúdica, descontraída e espontânea, com aplicação de métodos didácticos diversificados, visando a motivação para a aprendizagem, nomeadamente através de jogos, canções, histórias e trabalhos manuais.

Educação Musical

Através da experiência musical, as crianças na fase pré-escolar vão controlando o seu próprio corpo, as suas possibilidades de expressão e vão elaborando uma imagem de si mesmas, das suas características e aptidões. Nestas idades, as crianças gostam de música porque lhes dá segurança emocional e confiança.

A música, enquanto linguagem, facilita a representação interna de vivências, sentimentos, sensações e pensamentos. Graças à música e aos suportes expressivos (a voz, o próprio corpo, o gesto ou as representações gráficas), as crianças podem representar e interpretar a realidade. A educação musical ajuda-as, por um lado, a alcançar a autonomia dos seus movimentos e atividades e, por outro, a desenvolver as habilidades e capacidades básicas para a aprendizagem.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade no Ensino Pré-escolar implica três parâmetros fundamentais:

1. O Corpo – conhecer e dominar;
  2. O Movimento – forma de relação, expressão e comunicação;
  3. O Jogo – lúdico, simbólico, socialização, inteligência, estratégia, habilidades e regras.

Preconiza-se, assim, o desenvolvimento lúdico, saudável e integral das capacidades motoras das crianças.