Responsabilidade

Enquanto forma de assumir com integridade, qualidade, profissionalismo e respeito a tarefa de proteger e educar as crianças, em partilha com as famílias;

Paixão

Como garante de dedicação plena, do primazia do cuidado individual a cada criança, da entrega ao conteúdo humanista das tarefas de todos os dias;

Inovação

Procurando estimular a imaginação das crianças e valorizar as suas iniciativas pessoais, a Fundação privilegia, ainda, a criatividade como forma essencial de uma intervenção sustentável;

Criada para responder, no contexto local e regional, às necessidades das famílias trabalhadoras e aos anseios de uma instrução capaz das crianças, a Fundação Benjamim Dias Costa tem como determinante o seu papel social e toma a qualidade das suas respostas sociais como um esteio de actuação.

Apoiando as famílias enquanto células fundamentais do desenvolvimento e do equilíbrio social e como meio natural de promoção dos direitos da criança, com elas e para elas, perspectiva a função educativa como um exercício Fundamental à preservação dos valores de inspiração cristã que estão na sua base.

É missão da Fundação: EDUCAR PARA HUMANIZAR E EMPREENDER!

A vocação social da Fundação Benjamim Dias Costa concretiza-se no domínio educativo, visando o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens ao seu cuidado, de forma integrada, solidária e inclusiva e transmitindo-lhes, pelo exemplo, uma visão humanista do mundo e um espírito empreendedor de actuação.

A Instituição entende essa missão como o dever de proporcionar a todas as crianças e famílias oportunidades justas de crescimento, desenvolvimento, igualdade e estimular nas crianças a participação cívica, solidária e actuante.

A Instituição promove e dinamiza, ainda, um conjunto integrado de iniciativas e programas próprios, em exclusivo ou em parceria, nos diferentes domínios de actuação social. Participa activamente na dinamização de estruturas locais de desenvolvimento, na gestão participada e nos fóruns relacionados com a comunidade educativa municipal, nas áreas da infância e juventude, da educação e da inclusão social.

Apesar da sua actuação prioritária na freguesia de Avanca, a Fundação alarga a sua esfera de actuação às freguesias vizinhas e, no geral, a todo o Município de Estarreja. De acordo com os fins que lhe são atribuídos pelos Estatutos, a Fundação assegura o regular funcionamento das respostas sociais de Creche, Pré-escolar e cATL em acordo com a Segurança Social e o Ministério da Educação.