O SAAS – FBDC é um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social prestado pela Fundação Benjamim Dias Costa.

Trata-se de uma resposta de 1.ª linha, que tem por base um modelo de intervenção articulada e integrada entre as várias entidades do sector social, que visa a melhoria das condições de vida e de bem-estar da comunidade em geral.

Decorrente de todo o trabalho anteriormente executado pela então Equipa Técnica da Fundação Benjamim Dias Costa através do Protocolo Concelhio que foi a RLIS – Estarreja (desenvolvido de novembro/2016 a novembro/2019), este novo SAAS – FBDC, surge após a extinção ao nível nacional das RLIS – Rede Local de Intervenção Social, através de um novo protocolo com o Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro.

Desta forma e numa realidade ajustada às necessidades de intervenção social do Concelho, o então SAAS – FBDC iniciou a sua atividade em fevereiro/2020 e passou a acompanhar, apenas, algumas das freguesias de Estarreja.

• Canelas
  • Fermelã
  • Veiros

A sede do SAAS – FBDC localiza-se em Avanca (na Rua do Outeiro da Bandeira – antiga Escola Primária da Bandeira), todavia, o SAAS promove o seu trabalho de atendimento e acompanhamento social descentralizadamente, nas freguesias que lhe foram atribuídas.

É um serviço que se destina a todas as pessoas e famílias Estarrejenses, das referidas freguesias, que se encontrem em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como, em emergência social.

O SAAS tem como objetivos:

• Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
  • Apoiar em situações de emergência (LNES) e vulnerabilidade social;
  • Prevenir situações de pobreza e/ou exclusão social;
  • Prestar apoio especializado e continuado no processo de inserção social;
  • Reforçar as competências pessoais e familiares;
  • Mobilizar e potenciar recursos locais;
  • Promover a autonomização das pessoas e/ou famílias ao nível social e profissional.

Para a dinamização dos seus objetivos, o SAAS – FBDC é constituído por uma Equipa Técnica Multidisciplinar, sendo que as técnicas afetas ao SAAS são responsáveis por áreas geográficas distintas.

Coordenação Técnica – Alexandra Dias – Psicóloga e Diretora de Serviços da FBDC

Equipa Técnica

• Rita Sousa – Assistente Social
  • Daniela Martins – Psicóloga

O SAAS – FBDC funciona de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Locais, Horários de Atendimento Descentralizado e Técnica responsável:

• FERMELÃ – Atendimento é prestado na Junta de Freguesia de Fermelã, por Daniela Martins
    • 2ª feira das 9h30 às 12h30
    • 5ª feira das 9h30 às 12h30

• CANELAS – Atendimento é prestado na Junta de Freguesia de Canelas, por Daniela Martins
    • 2ª feira das 14h30 às 17h00
    • 5ª feira das 14h30 às 17h00

• VEIROS – Atendimento é prestado na Junta de Freguesia de Veiros, por Carla Silva
    • 3ª feira das 9h30 às 12h30 e 14h00 às 17h00
    • 6ª feira das 9h30 às 12h30

Para além do atendimento descentralizado, o SAAS – FBDC presta serviço diariamente na sua sede em Avanca, encontrando-se sempre presente um dos elementos da Equipa Técnica.